Em 1905 Albert Einstein publicou um de seus mais famosos artigos, que mais tarde ficou conhecido como o artigo sobre a Teoria da Relatividade Restrita, principal tema deste site.
Uma coisa notável sobre esse artigo é seu título original, menos famoso e aparentemente sem ligação com os conceitos sobre tempo e espaço que vieram a revolucionar a ciência.
Com o título em Alemão “Zur Elektrodynamik bewegter Körper” que quer dizer “Sobre a Eletrodinâmica dos corpos em movimento”, Albert Einstein dava início a uma revolução científica.
Foi questionando-se a respeito de cargas elétricas em movimento que Einstein viu-se diante de uma pergunta. Seriam as Leis do Eletromagnetismo compatíveis com essa nova noção de realidade proposta?
Para responder essa pergunta voltaremos para o século XIX, onde cientistas como Michael Faraday e James C. Maxwell fundamentaram as bases da Teoria Eletromagnética.
Essa teoria se ocupa de responder todas as questões que envolvem fenômenos ditos elétricos e magnéticos. O pequeno choque que sentimos ao tocar numa maçaneta de porta num dia frio, as poderosas descargas atmosféricas, os ímãs de geladeira, fones de ouvido e uma infinidade de outros fenômenos.
Nos itens disponíveis abaixo, você encontrará páginas contendo uma breve descrição sobre a teoria eletromagnética que lhe ajudarão a entender melhor essa relação entre a teoria da relatividade restrita e o eletromagnetismo.
Para estudos mais aprofundados, foram inseridas algumas sugestões de material mais avançado.