As Equações de Maxwell
No final do século XIX, James Clerk Maxwell concebeu um conjunto de quatro equações relacionadas aos campo elétrico () e ao campo magnético (). A descrição envolvecargas elétricas e correntes elétricas (cargas se movendo), juntamente com a chamada força de Lorentz, que para uma carga puntiforme vale
conseguem descrever todos os fenômenos eletromagnéticos até então observados.
Na verdade, para ser mais preciso, com exceção de uma equação que Maxwell de fato contribui para a sua formulação, três delas já eram bem conhecidas na sua época. São elas a lei de Gauss (da eletricidade e do magnetismo) e a lei de indução de Faraday.
De qualquer forma, isso de forma alguma tira os méritos de Maxwell, já que ao identificá-los como as equações fundamentais e que após uma manipulação algébrica, descobriu que campos magnético e elétrico podem se propagar de forma muito parecida a uma onda mecânica (o som, por exemplo); chamamos essa propagação de onda eletromagnética, onde a luz é um caso particular dessa onda.
É importante ressaltar que no século XIX, antes dos estudos Maxwell, a natureza da luz não era perfeitamente compreendida. Hoje em dia, dizer que a luz é um tipo de onda eletromagnética só é possível graças a essa compreensão provida pelas equações de Maxwell.
As equações de Maxwell são apresentadas a seguir e para uma compreensão completa delas, são necessários estudos mais aprofundados em cálculo diferencial e integral, o que é facultativo ao leitor, haja vista que o foco desse tratamento são os resultados obtidos através dessas equações.
As equações apresentam-se em sua forma diferencial, podendo ser escritas também na forma integral.
O vídeo a seguir é sugerido como material complementar ao assunto, no qual é discutido o conceito de divergente e rotacional. Esses conceitos serão abordados adiante quando da discussão das Equações de Maxwell.
As equações de Maxwell produzem dentre outras conclusões, um valor para a velocidade de propagação da luz. A dedução matemática a seguir mostra como obter tal resultado a partir das equações propostas e de suas soluções.
Para a obtenção das soluções dessas equações, serão definidas o que se chamam condições iniciais.
- A equações serão aplicadas a regiões do espaço desprovidas de carga elétrica e de corrente elétrica. O objetivo é encontrar um conjunto de soluções para as equações de Maxwell que independam de tais grandezas.
- Fica estabelecido que tais soluções dependam de apenas uma coordenada espacial e do tempo.
O objetivo é encontrar um conjunto de soluções para as equações de Maxwell que independam da carga elétrica e que essa solução seja a mais simples possível, sem deixar de lado qualquer informação relevante.
A resolução pode ser acessada através do botão abaixo, sendo facultativo o grau de aprofundamento, haja vista que os resultados encontram-se discutidos ao final da explicação.
Antes de partir para a resolução matemática é possível ainda acessando a página Eletromagnetismo, revisitar conceitos bastante familiares dos alunos de ensino médio.
Esse resultado é particularmente interessante. Obtido através das equações de Maxwell é um termo oriundo de sua resolução presente na definição de uma função de onda. Trata-se de , e que será substituído na equação obtida para a onda eletromagnética.
Substituindo os valores tabelados para as constantes eletromagnéticas, tem-se
Que é a velocidade de propagação da luz no vácuo, a constante .
Esse resultado é obtido utilizando-se para seu cálculo o valor de duas constantes obtidas experimentalmente e de origem eletromagnética. A velocidade de propagação da luz estava finalmente ligada à natureza dos campos eletromagnéticos, sendo descrita por Maxwell a partir de então como uma onda ou ainda, radiação eletromagnética.
Os estudos teóricos de Maxwell o levaram a um modelo para a propagação da luz que se encaixava com os resultados experimentais de grandezas até então desconectadas, a luz e o eletromagnetismo. A luz e as radiações eletromagnéticas estavam agora associadas a existência de campos eletromagnéticos no espaço. Maxwell deixava sua contribuição fundamental para a ciência, explicando a natureza de um fenômeno que intrigou filósofos e cientistas por séculos.
Algo notável nesse resultado obtido através das equações de Maxwell é o fato de que esse valor de velocidade calculado para a luz, não aparece associado a nenhum tipo de referencial. Sabe-se que a velocidade para ser medida é uma grandeza que depende da adoção de um referencial.
Além disso, a característica ondulatória da radiação eletromagnética exigia como requisito a existência de um meio de propagação, que era necessário para explicar até então o comportamento de qualquer onda conhecida.
Essa discussão permeou a ciência por mais alguns anos, até que a correta interpretação dos resultados foi plenamente compreendida. A explicação passou pela busca da existência de um meio que permitisse a propagação dessas ondas, que já era conhecido pelo nome de Éter, bem como pela ideia de um referencial absoluto.
Clique aqui para A Física Moderna.